segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Otimismo

Um empresário tinha uma fábrica de sapatos, era um homem de visão e sempre com grande entusiasmo buscava novos horizontes e novas oportunidades para expandir seu negócio.
Pensando no crescimento da indústria, iniciou um planejamento de expansão. Chamou um de seus gerentes de vendas, explicou sua idéia e disse que investiria numa nova fábrica.
Então mandou o gerente a vários lugares, para que observasse o local e lhe dissesse quais eram as características e situações da região e quais eram as chances do empreendimento obter sucesso.
Ao chegar a certo local o gerente deparou-se com uma situação inusitada, onde todos andavam descalços. Vendo a cena, o gerente não hesitou em imaginar tamanha contradição, pensando no fato de seu patrão tê-lo enviado em busca de um lugar para a instalação de uma nova fábrica de sapatos, onde todos andavam descalços?
Mais do que depressa, voltou para a empresa e foi direto falar com o patrão. Explicou que lá ninguém usava sapatos, que o investimento seria um fracasso e ainda se trabalhasse lá a venda de sapatos seria um fiasco, pois como venderia sapatos para pessoas com o hábito de andar descalças.
O patrão aceitou seus argumentos e o dispensou dessa tarefa. Não satisfeito chamou um outro gerente de vendas de sua empresa. Contou a mesma história que havia contado ao primeiro gerente e explicou seu plano de novos investimentos.
Mandou o segundo gerente ao mesmo local que mandara o primeiro. Ao chegar naquele lugar, quão grande e agradável foi sua surpresa, ao ver que ninguém usava sapatos.
No mesmo instante telefonou para o patrão com muita alegria e com todo o entusiasmo do mundo, disse ao patrão que ficariam ricos, pois ninguém tinha sapato e o lugar era ótimo e promissor para a fabricação de sapatos e tinha um grande potencial em vendas...
Quem você quer ser? O primeiro ou o segundo gerente? Pessoas pessimistas enxergam um copo com água até a metade ½ vazio, já os otimistas enxergam ½ cheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário