quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sonhos Planejados

É muito bom sonhar! Imaginar, pensar no futuro com realizações e encontrar o equilibrio da felicidade. Sem expectativas ou esperanças não chegamos a lugar algum, nem mesmo se quer temos disposição de encarar cada dia como um novo desafio e aproveitar novas oportunidades.
Sonhos se realizam inicialmente a partir de um planejamento, é onde conseguimos organizar idéias, estruturar nosso trabalho e galgar cada etapa rumo a nossos objetivos.
Muitas vezes, na extrema vontade de conseguir realizar um sonho, ou pelo menos parte dele, começamos a nos preocupar com o final, e esquecemos do mais importante, as etapas e metas que devem ser cumpridas uma a uma para alcançarmos o tão esperado resultado.
Infelizmente, não ter a faculdade da espera e paciência, traz resultados manipulados, frente ao que foi desejado. Embora às vezes precisamos sim, ter mais iniciativa, coragem e atitude, não podemos nem devemos ficar a mercê do imediatismo. Tudo em seu determinado e devido tempo.
O que não pode existir é uma complacência com os acontecimentos retardatários, aceitando as dificuldades e conviver com pensamentos negativos.
Frente a isso, não se pode desanimar, planejamento também envolve atrasos e decepções, previstos com antecedência, serão encarados como desafios passíveis de superação.
Sempre deve existir uma outra opção, um outro jeito, uma outra maneira. Imaginar e identificar todo tipo de variação e possíveis agravantes no planejamento aumenta as opções de decisões a serem tomadas e facilita a continuidade do que foi planejado.
A estrutura de um planejamento é simples: Primeiro materialize o que você quer, um carro, uma casa, cursar uma faculdade. Segundo, converta seu sonho para moeda: dinheiro, saiba quanto custa o seu sonho, lembrando sempre de prever esse valor para mais ou para menos, na grande maioria das vezes pra mais. Terceiro, determine o tempo para a realização do seu sonho: cronograma, fazendo o mesmo cálculo de possível mudança no tempo determinado. Quarto: estabeleça regras, critérios e o mais importante, estabeleça metas, semanais, mensais, semestrais, como achar melhor.
No decorrer do tempo previsto, você precisa ir cumprindo as metas parciais, isso fará com que você possa dividir o que quer alcançar e também acompanhar o andamento e fechamento parcial. Com essa divisão de metas, também podemos notar se tudo está saindo como o planejado e adequando mudanças e prorrogações caso necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário